quinta-feira, 19 de março de 2015

PROPOSTAS PARA O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GRAMADO

PROPOSTAS PARA O PLANO
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GRAMADO 
(a serem discutidas em assembleia sindical e enviadas à Secretaria da Educação)

1 - Redução da carga horária de 25h para 20h semanais para professor e de 32h para 27h semanais para educador infantil;  
2- Reajuste salarial aos profissionais da educação, equivalente ao valor da hora trabalho com os demais profissionais do nível superior da administração municipal;  
3- Complemento pago pelo município da aposentadoria, a fim de manter o salário benefício igual ao do servidor da ativa e/ou regime próprio de previdência;   
4- Abono de Permanência automático (para quem tem 25 anos de trabalho e 50 de idade);     
5- Vale refeição ou alimentação para todos;
6- Vale Cultura;
7- Plano de saúde subsidiado;        
8- Auxílio difícil acesso e/ou auxílio transporte;
9 - Professor de reforço em turno oposto para todas as disciplinas e anos;
10 - Materiais pedagógicos disponíveis na escola;
11 - Professor específico de áreas de educação física, artes, inglês e informática para as séries iniciais;
12 - Monitor/”coringa” em todas as escolas de Educação Infantil;
13 - Professor substituto em todas as escolas;
14 - Sub coordenadora ou vice-diretora em todas as escolas de Educação Infantil, independentemente do número de alunos;
15 - Respeito aos termos da Resolução do Conselho Municipal da Educação quanto ao limite de alunos por turmas, na educação infantil;
16 - Cursos de formação oferecidos pela administração, em períodos determinados, por exemplo, no início do ano letivo e no intervalo entre um semestre e outro, a fim de evitar cursos todos os sábados do ano e algumas noites da semana, o que torna exaustivo a participação pelos profissionais da educação;
17 - Hora do conto por profissional específico na educação infantil e ensino fundamental séries iniciais; 
18 - Reunião com hora para iniciar e terminar;
19 - Revisão do Plano de Carreira do Magistério Municipal no 2º semestre de 2015;
20 - Implantação integral do um terço (1/3) de horas atividades para TODOS os profissionais docentes da educação;
20.1 Equacionamento padrão destas horas;
20.2 Atendimento ao Parecer 09/2012 do CNE;

Estudo – Planejamento – Avaliação – Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo – Horário de Trabalho Pedagógico em local de livre escolha; 

Jornada de Trabalho dividida em:
•atividades de interação com educandos;
•horários de trabalho pedagógico coletivo;
•horários de trabalho pedagógico em local de livre escolha.
20.3 Sugestão de Equacionamento padrão destas horas atividades:

Equacionamento Horas Atividades na Educação Infantil:

•32 HORAS SEMANAISè 10h56min = um terço
•21h44min è na escola com aluno
•2hèreuniões pedagógicas
•5hè formação
•4hè estudo/planejamento/avaliação, sendo:
 - 02h na escola – com janelas aula de música e hora do conto e/ou apoio monitor da educação;
-  02 em local de livre escolha. 

Equacionamento Horas Atividades no Ensino Fundamental:

•25 HORASè 8h25min = um terço
•17h15min è na escola com aluno
•2hèreuniões pedagógicas
•3hè formação
•3h25minè estudo/planejamento/avaliação, sendo:
 - 02h na escola – com janelas aula de artes, educação física ou informática;
-01h25min em local de livre escolha;
-Garantia de manutenção do recreio!!        
              
Equacionamento Horas Atividades no Ensino Fundamental – Professor AEE:

•40 HORASè 13h20min = um terço
•27h20min è na escola com aluno
•2hèreuniões pedagógicas
•5hè formação
•6h20minè estudo/planejamento/avaliação, sendo:
 - 04h na escola;
 - 02h20min em local de livre escolha;
-Garantia de manutenção do recreio!!        
             
 21 - Construção de AUDITÓRIOS  em todas as escolas;
22 - Adequação dos ônibus utilizados;
23 - Chuveiro na escola;
24 - Ampliação da área física da escola (sala de vídeo, biblioteca, etc...);
25 - Salas de aula específicas para cada disciplina (Artes, Ciências – Laboratório, etc.);
26 - Criar espaços esportivos/recreativos no entorno da escola (praças, terrenos baldios, etc.);
27  Construção de cisternas para captação da água da  chuva para uso em descargas dos WC das escolas e pavilhões de esporte, visando a economia e sustentabilidade ambiental;
28 - O município destinar 30% de sua arrecadação anual com impostos para a manutenção e desenvolvimento do ensino;
29 - Autonomia pedagógica da escola, com participação democrática dos docentes e da comunidade escolar;
30 - Gestão financeira das escolas, com participação da comunidade escolar no planejamento e na aplicação dos recursos.

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