PROPOSTAS PARA O PLANO
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GRAMADO
(a serem discutidas em assembleia sindical e
enviadas à Secretaria da Educação)
1 - Redução da carga
horária de 25h para 20h semanais para professor e de 32h para 27h semanais
para educador infantil;
2- Reajuste salarial aos
profissionais da educação, equivalente ao valor da hora trabalho com os
demais profissionais do nível superior da administração municipal;
3- Complemento pago pelo
município da aposentadoria, a fim de manter o
salário benefício igual ao do servidor da ativa e/ou regime próprio de
previdência;
4- Abono de Permanência
automático (para quem tem 25 anos de trabalho e 50 de idade);
5- Vale refeição
ou alimentação para todos;
6- Vale Cultura;
7- Plano
de saúde subsidiado;
8- Auxílio difícil acesso e/ou auxílio transporte;
9 - Professor de reforço em turno oposto para todas
as disciplinas e anos;
10 - Materiais
pedagógicos disponíveis na escola;
11 - Professor
específico de áreas de educação física, artes, inglês e
informática para as séries iniciais;
12 - Monitor/”coringa” em todas as escolas
de Educação
Infantil;
13 - Professor substituto em todas as escolas;
14 - Sub
coordenadora ou vice-diretora em todas as escolas de Educação Infantil, independentemente
do número de alunos;
15 - Respeito aos termos
da Resolução
do Conselho Municipal da Educação quanto ao limite de alunos por
turmas, na educação infantil;
16 - Cursos
de formação oferecidos pela administração, em períodos determinados, por exemplo, no
início do ano letivo e no intervalo entre um semestre e outro, a fim de evitar
cursos todos os sábados do ano e algumas noites da semana, o que torna
exaustivo a participação pelos profissionais da educação;
17 - Hora
do conto por profissional específico na educação infantil e ensino
fundamental séries iniciais;
18 - Reunião
com hora para iniciar e terminar;
19 - Revisão
do Plano de Carreira do Magistério Municipal - no 2º semestre de
2015;
20 - Implantação integral do um terço (1/3) de horas atividades para
TODOS os profissionais docentes da educação;
20.1 Equacionamento padrão destas
horas;
20.2 Atendimento ao Parecer 09/2012 do CNE;
Estudo – Planejamento – Avaliação –
Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo – Horário de Trabalho Pedagógico em
local de livre escolha;
Jornada de Trabalho
dividida em:
•atividades de interação com educandos;
•horários de trabalho pedagógico coletivo;
•horários de trabalho pedagógico em local de livre escolha.
20.3 Sugestão de Equacionamento padrão destas horas
atividades:
Equacionamento Horas Atividades na
Educação Infantil:
•32 HORAS SEMANAISè 10h56min = um terço
•21h44min è na escola com aluno
•2hèreuniões pedagógicas
•5hè formação
•4hè estudo/planejamento/avaliação, sendo:
- 02h na escola
– com janelas aula de música e hora do conto e/ou apoio monitor da educação;
- 02 em
local de livre escolha.
Equacionamento
Horas Atividades no Ensino Fundamental:
•25 HORASè 8h25min = um terço
•17h15min è na escola com aluno
•2hèreuniões pedagógicas
•3hè formação
•3h25minè estudo/planejamento/avaliação, sendo:
- 02h na escola
– com janelas aula de artes, educação física ou informática;
-01h25min em local de livre escolha;
-Garantia de
manutenção do recreio!!
Equacionamento
Horas Atividades no Ensino Fundamental – Professor AEE:
•40 HORASè 13h20min = um terço
•27h20min è na escola com aluno
•2hèreuniões pedagógicas
•5hè formação
•6h20minè estudo/planejamento/avaliação, sendo:
- 04h na escola;
- 02h20min em
local de livre escolha;
-Garantia de
manutenção do recreio!!
21 -
Construção de AUDITÓRIOS em todas as escolas;
22 - Adequação dos ônibus utilizados;
23 - Chuveiro na escola;
24 - Ampliação da área física da escola (sala de vídeo,
biblioteca, etc...);
25 - Salas de aula específicas para cada disciplina (Artes, Ciências
– Laboratório, etc.);
26 - Criar espaços esportivos/recreativos no
entorno da escola (praças,
terrenos baldios, etc.);
27 – Construção
de cisternas para captação da
água da chuva para uso em descargas dos
WC das escolas e pavilhões de esporte, visando a economia e sustentabilidade
ambiental;
28 - O município destinar 30% de sua
arrecadação anual com impostos para a manutenção e desenvolvimento do ensino;
29 - Autonomia pedagógica da escola, com
participação democrática dos docentes e da comunidade escolar;
30 - Gestão financeira das escolas, com
participação da comunidade escolar no planejamento e na aplicação dos recursos.
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